| Reino: | Animalia |
| Filo: | Chordata |
| Classe: | Aves |
| Ordem: | Procellariiformes |
| Família: | Oceanitidae |
| Forbes, 1881 | |
| Espécie: | F. tropica |
Ave da família Hydrobatidae, apresenta 2 subespécies:
Seu nome significa: do (alemão) fregetta = nome específico para este petrel; e do (grego) tropikos = tropical, dos tropicos. ⇒ Fregeta tropical ou fregeta dos tropicos.
Mede 19 a 21 cm. Cabeça, pescoço e dorso preto-amarronzados com uropígeo branco; asas pretas com as coberteiras inferiores brancas; cauda preta; peito e barriga brancos com uma faixa longitudinal negra no centro; bico e pés pretos. As patas quando esticadas estende-se além da cauda.
Alimenta-se de lulas, pequenos peixes e crustáceos que captura em correntes oceânicas frias.
Nidifica em várias ilhas dos Mares do Sul no verão austral ( Novembro ), formando colônias. Põe apenas 1 ovo.
Pelágico vive na região circumpolar dos oceanos meridionais.
Encontrado no sul dos Oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, na região circumpolar. Após a nidificação migra para mares subtropicais e tropicais. No Brasil encontrado em Fernando de Noronha e os Penedos de São Pedro e São Paulo.
Status de conservação: LC ( IUCN ).